/ Notícias GACBA

GACBA faz homenagem ao Professor João Fernandes da Cunha

Texto de Antonio Jorge Barbosa, presidente do Grupo de Ação Cultural da Bahia, enaltece o instituidor da Fundação JFC

HOMENAGEM PELA PASSAGEM DO 100º (CENTÉSIMO) ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO PROFESSOR JOÃO FERNANDES DA CUNHA – EM MEMÓRIA, E PELO 30º (TRIGÉSIMO) ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA FUNDAÇÃO QUE LEVA O SEU NOME.

Salvador, 5 de julho de 2022

São poucas as pessoas que têm o privilégio de chegar ao centésimo aniversário de nascimento e festeja-la. São poucas as pessoas que têm uma vida tão cheia de adversidades, mas, tão rica de histórias para contar e comemorar. São poucas as pessoas que têm o privilégio de ter uma família tão unida e poder convidar os parentes e amigos para essa maravilhosa comemoração. Completar 100 anos de nascença é algo memorável a ser comemorado, principalmente, por se chegar a essa idade com muitas lutas, e muitas vitórias. Somente as pessoas escolhidas e direcionadas por Deus desde o seu nascimento é que podem comemorar essa idade, e olhar para traz e ver o legado deixado para a sociedade, a família e para os soteropolitanos, baianos e brasileiros em geral. Ter um aniversário feliz é ver a árvore plantada, germinada e frutificada, gerando frutos, principalmente para uma sociedade carente na educação, na cultura e na promoção do ser humano.

Todos aqui estamos muito emocionados porque essa é uma data marcante, que infelizmente nem todo mundo consegue alcançar. E o homenageado, uma vez mais, foi a exceção à regra, porque Deus e N. S. das Grotas estavam em seu caminho, e já tinham o escolhido para ser o mestre desse labor.

O GACBA na presença de seu presidente Antônio Jorge Barbosa desde 2007, e com o aval dos demais membros associados, queremos nos associar aos familiares do professor João Fernandes da Cunha, por essa passagem tão simbólica do 100º aniversário de nascimento de tão ilustre professor, e por ter passado por este orbi e ter deixado um legado tão importante para toda a sociedade baiana e principalmente a soteropolitana. Homenagem esse vulto histórico, acadêmico, formador de mentes intelectuais, que certamente sentiram-se honrados por terem sido seus discípulos. Uma festa maravilhosa, uma homenagem perfeita. O lançamento do livro “LIÇÕES DE MESTRE” da jornalista Kátia Borges, rico nos detalhes, e fotos com uma ortografia perfeita, nos leva a viajarmos nos barcos com carrancas do Velho Chico e conhecermos o Rio Salitre, local de nascimento de um de seus filhos que marcou seu nome no acervo cultural da nossa Bahia. O salitrense (distrito de Juazeiro) e juazeirense, mestre, professor Dr. João Fernandes da Cunha; sua foto na capa do livro de sua biografia, revela tudo que seu coração e sua inteligência proporcionaria este mundo cultural, educacional e promocional do ser humano, tudo que a Bahia precisava e a sede da Fundação que leva o seu digníssimo nome faz a todas as pessoas e frequentadores da biblioteca, e que se solidarizam por esse espaço cultural. Não existiu alguém mais bondoso, honesto, honrado, sábio, meigo e gentil do que o professor Dr. João Fernandes da Cunha. E por isso que esta data ficou marcada nos anais da História e da memória de Salvador, da Bahia e do Brasil, como também de todos os familiares Fernandes da Cunha e amigos. Assim vale a pena viver! Assim vale a pena estar vivo na história e na memória de todos.

Feliz aniversário, com as bênçãos divinas de Jesus e da Virgem Maria, que celebram no céu com os anjos, arcanjos e santos, sua entrada gloriosa na eternidade desde 8 de dezembro de 2006 e fazem memória, com os familiares e amigos, ao cidadão de fé que foi João Fernandes da Cunha durante sua vida terrena.

Como dizem, “ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém”.

Nosso afeto e orações para sempre.

Antonio Jorge Barbosa

Presidente do Grupo de Ação Cultural da Bahia - GACBA